Para Kátia Abreu, Brasil não pode hesitar no pedido de cessar fogo na Ucrânia
Parlamentar é presidente da comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional do Senado
A senadora Kátia Abreu (PP-TO), presidente da comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional do Senado, se manifestou nesta 3ª feira (1º.mar) sobre a guerra na Ucrânia e destacou que "não é nem minimamente aceitável que o chefe do governo do Brasil hesite no pedido de cessar fogo".
"É profundamente lamentável que as pessoas tenham de lidar com o desrespeito humanitário, as ameaças à economia e a insegurança, males produzidos pela guerra", destacou em nota divulgada para a imprensa. A senadora ressaltou ainda os impactos econômicos que ocorrerão em função do conflito. "O setor produtivo agrícola será atingido, na medida em que o Brasil compra 20% dos fertilizantes do mercado russo, que correspondem a 65% do total das importações brasileiras da Rússia", disse a senadora.
De acordo com dados da comissão, em 2021, Rússia e Belarus exportaram 11,7 milhões de toneladas de fertilizantes ao Brasil, o equivalente a 28% do que o país importou durante o período. Os dois países, que ocupam a segunda e a terceira posições no ranking de importância nas compras brasileiras de potássio, forneceram 6 milhões dos 12,8 milhões de toneladas importados no ano passado.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Também conforme dados do colegiado, os russos são responsáveis por 15% das exportações globais de fertilizantes nitrogenados e 17% das de potássio. Juntos, Rússia e Belarus são responsáveis por 33% das exportações mundiais de potássio, segundo o IFPRI (International Food Policy Research Institute).
Leia a nota na íntegra: