Publicidade
Mundo

Ucrânia agradece Brasil por voto no Conselho de Segurança da ONU

A posição brasileira era bastante aguardada pela comunidade internacional

Imagem da noticia Ucrânia agradece Brasil por voto no Conselho de Segurança da ONU
Presidente da Ucrânia (Reprodução/Embaixada da Ucrânia)
• Atualizado em
Publicidade

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, agradeceu nesta 6ª feira (25.fev) o Brasil, França, Gabão, Gana, Irlanda, Quênia, México, Noruega, Reino Unido e Estados Unidos por votarem, no Conselho de Segurança das Nações Unidas (ONU), a favor da resolução condenando a invasão russa à Ucrânia.

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

Zelensky se pronunciou sobre o resultado da votação pelo Twitter. Na mensagem, ele classificou o ataque russo como "traiçoeiro" e disse que é direcionado não só ao território ucraniano, mas também à Carta das Nações Unidas, de 1945. "O veto de Rússia [à resolução] é uma mancha de sangue em sua placa no Conselho de Segurança, no mapa da Europa e no mundo . A coalizão anti-guerra deve agir imediatamente!, completou Zelensky.

A Rússia é integramente permanente do Conselho e, por isso, tem poder de veto. A posição do Brasil era bastante aguardada pela comunidade internacional, principalmente pelos países ocidentes. Mais cedo, o ministro das Relações Exteriores, Carlos França, conversou por telefone com o secretário de estado americano, Antony Blinken, sobre o tema.

Em outra publicação no Twitter após a votação, Zelensky disse que "enquanto a Rússia continua a atacar Kiev [capital ucraniana], o projeto de resolução é co-patrocinado por um número sem precedentes de Estados membros das Nações Unidas". "Isso prova: o mundo está conosco, a verdade está conosco, a vitória será nossa!".

Veja também:

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade