Holanda irá desmontar ponte histórica para iate de Jeff Bezos passar
Embarcação à vela do dono da Amazon custa R$ 2,6 bilhões e deve ser entregue ainda este ano
SBT News
A prefeitura de Roterdã, na Holanda, informou que irá autorizar o desmonte temporário da histórica Ponte de Koningshaven para que o novo iate do bilionário Jeff Bezos consiga passar. A embarcação, avaliada em R$ 2,6 bilhões, está sendo construída pela empresa holandesa Oceano desde o segundo semestre de 2021 e tem cerca de 40 metros de altura e 127 de comprimento.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
O iate à vela já é considerado o maior do mundo e deve ser entregue ao dono da Amazon ainda este ano. Denominada Y721, a embarcação sairá da cidade de Alblasserdam e passará por Roterdã, onde está a ponte, para chegar em mar aberto. Para Marcel Walravens, líder do projeto no conselho de Roterdã, o desmonte do monumento é a "única alternativa" para finalizar o projeto, que "trará muito dinheiro" ao município.
Apesar de outros políticos discordarem e ressaltarem que a ação "é ir longe demais", a empresa responsável pela construção do iate afirmou que arcará com todos os custos de desmonte e reconstrução da ponte.
+ Facebook perde usuários ativos pela primeira vez e ações caem 20%
A Ponte Koningshaven foi construída em 1877 e, na época, era giratória. Em 1927, passou a ser uma ponte elevatória, devido às colisões de navios contra os pilares. Já entre 2014 e 2017, o monumento passou por uma restauração, que, segundo as autoridades, seria a última obra realizada.