Áustria encerra lockdown para não vacinados contra covid
Número de hospitalizações e óbitos pela doença permanece estável mesmo com aumento de casos
O governo da Áustria anunciou, nesta 2ª feira (31.jan), a suspensão do lockdown para moradores não vacinados contra a covid-19. A medida, que estava em vigor desde 15 de novembro do ano passado, tinha como objetivo conter a disseminação da variante ômicron.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
A decisão acontece um dia antes da imunização contra o vírus se tornar obrigatória no país. Aqueles que descumprirem a norma deverão pagar uma multa de 600 a 3,6 mil euros (de R$ 3,6 mil a R$ 22,1 mil). A infração, no entanto, poderá ser anulada se a pessoa aceitar receber uma dose da vacina no período de até duas semanas.
Apesar das medidas, o ministério da Saúde ressaltou a exigência do uso de máscara em locais fechados, bem como a apresentação do comprovante de vacinação para acessar restaurantes, estabelecimentos comerciais, eventos, competições esportivas e atividades culturais. O documento, que deve conter ao menos uma dose do imunizante, tem validade de seis meses.
+ Spotify anuncia medidas para combater desinformação sobre a covid
Até o momento, 75,5% da população austríaca está com o esquema vacinal completo contra a covid-19, enquanto 49,2% receberam a dose de reforço. Apesar dos casos virem aumentando, o número de hospitalizações e óbitos pela doença permanece estável.