Coreia do Norte confirma sétimo teste balístico em menos de um mês
Lançamento junta-se aos ensaios de projéteis hipersônicos e mísseis de curto alcance
SBT News
A Coreia do Norte fez de mais um teste balístico durante o mês de janeiro. Segundo as autoridades, o sétimo lançamento do ano, feito no domingo (30.jan), trata-se de um míssil de médio alcance capaz de atingir o território norte-americano de Guam, no Oceano Pacífico.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Em comunicado, a agência de notícias oficial do país, a KNCA, informou que o objetivo do teste era verificar a precisão geral do Hwasong-12 e divulgar fotos que teriam sido tiradas de uma câmera acoplada na ogiva do míssil. Para evitar danos, o projétil foi lançado em direção às águas da costa leste, em um ângulo alto.
O lançamento foi detectado pelas forças armadas da Coreia do Sul e pelo Ministério da Defesa do Japão. Segundo os dados, o míssil percorreu 800 quilômetros a leste em direção ao Mar do Japão, também chamado de Mar do Leste, e teria atingido altitude máxima de 2 mil quilômetros sem entrar nas águas da zona econômica exclusiva do Japão ou provocar estragos.
Após a identificação do projétil, o presidente sul-coreano Moon Jae-in convocou uma reunião do Conselho de Segurança Nacional local, afirmando que o último lançamento da Coreia do Norte é um "desafio à desnuclearização da península coreana, à paz, à estabilidade e aos esforços diplomáticos da comunidade internacional, bem como ato que viola a resolução do Conselho de Segurança das Nações Unidas".
+ Coreia do Norte faz novo teste e dispara dois mísseis de curto alcance
A série de lançamentos, que conta com projéteis hipersônicos e mísseis de curto alcance, também continua atraindo a atenção dos governos dos Estados Unidos e do Japão. Os líderes da Coreia do Norte, no entanto, defendem os testes como "direito soberano de autodefesa".