"Meu palpite é que ele vai avançar" diz Biden sobre Putin e Ucrânia
Joe Biden disse que se houver invasão, a Rússia terá uma consequência desastrosa
![Imagem da noticia "Meu palpite é que ele vai avançar" diz Biden sobre Putin e Ucrânia](/_next/image?url=https%3A%2F%2Fsbt-news-assets-prod.s3.sa-east-1.amazonaws.com%2FJoe_Biden_em_coletiva_de_imprensa_122e512241.jpg&w=1920&q=90)
Patrícia Vasconcellos
Washington DC - Eram perto das seis da tarde e as luzes dos estúdios de TV montados na área externa da Casa Branca exibiam correspondentes a postos para informar o conteúdo de duas horas de entrevista coletiva. Foi a primeira de 2022, na véspera de Joe Biden completar um ano de governo. O presidente americano foi claro em temas áridos, educado com perguntas provocadoras e focou o discurso de abertura nas ações tomadas para o combate à pandemia e melhora da condição econômica.
Sobre o combate à covid-19, o democrata lembrou que 75% dos adultos americanos estão totalmente vacinados e que 9 milhões de pessoas são imunizadas a cada semana. Atualmente, 75% dos americanos receberam ao menos uma dose e 63% estão totalmente imunizados. "Estamos providenciando 1 bilhão de testes gratuitos. Apenas acesse o site e receba na sua casa" disse o presidente.
O governo federal americano ainda decidiu enviar 400 milhões de máscaras N95 que serão entregues sem custo à população em farmácias e centros de distribuição. Biden reconheceu que a pandemia é algo a ser resolvido a longo prazo. "A covid não vai embora imediatamente, mas eu não vou desistir. Muitos chamam isso de o novo normal. Eu chamo de um trabalho que não terminou". Disse ainda que não adianta os Estados Unidos vacinarem milhares de pessoas se no mundo outras centenas de milhares continuam sem receber as doses. O presidente americano pediu que mais países ricos enviem vacinas aos mais pobres.
![Jornalistas Casa Branca](https://static.sbt.com.br/media/playlist/20200728153249/20200728163640/tn/20220119204043.jpeg)
Sobre questões internas, afirmou que a prioridade é arrumar a cadeia produtiva. "Sempre vejo prateleiras vazias na TV. 89% estão cheias" disse o democrata que garantiu que seu plano "Build Back Better" (Construa de Novo e Melhor) é a solução para diminuir o custo de vida para os americanos. "Temos que estimular a competição. Temos quatro grandes companhias que dominam o mercado. Capitalismo sem competição é exploração", disse Biden sem citar nomes de grandes empresas e garantir que o caminho para redução dos preços é o estímulo aos pequenos e médios empresários.
Joe Biden respondeu perguntas por quase duas horas de um grupo reduzido de jornalistas, por restrições de segurança da pandemia. Questionado se ele não deveria ser mais realista sobre a aprovação de seu projeto econômico, já que em algunas meses haverá eleições legislativas e talvez perca maioria no Congresso, o americano respondeu: "Sabíamos que muito disso seria uma briga e temos que colocar os pontos em contraste de forma clara. Estou pedindo aos legisladores questões práticas que a população pede há muito tempo".
"O que o senhor diz aos professores e pais de alunos das escolas fechadas?", perguntou um correspondente. "95% das escolas estão abertas e há 10 milhões de testes adicionais para as escolas" disse Biden.
Sobre a tensão crescente entre Rússia e Ucrânia, Biden disse que teve discussões francas com Vladmir Putin e que a Rússia será responsabilizada no caso de uma invasão. "Se eles fizerem o que são capazes de fazer vai ser um desastre para a Rússia. Já mandei 600 milhões de dólares em equipamentos modernos para a Ucrânia.". Por mais de uma vez Biden foi questionado se ele considera real a possiblidade de Putin invadir o país vizinho. O democrata disse que não sabe o que o presidente russo irá fazer mas em outro momento afirmou que acredita que Putin vai testar o Ocidente e os Estados Unidos de forma tão significativa quanto a Rússia pode. "Mas acho que ele vai pagar um sério preço por isso que ele não sabe o que lhe vai custar".
Biden também afirmou que há diferentes pontos de vista entre os integrantes da OTAN sobre como o grupo deve responder a depender do que Putin fizer na Ucrânia. "Meu palpite é que ele vai avançar". Biden ainda disse: "Putin tem que fazer uma escolha. Os bancos russos não poderão ter acesso aos nossos dólares. Eu disse a ele: qual será o preço? Quantos anos (de guerra)? 1,2,10 anos? Quanto tempo vai tomar? Militarmente eles têm superioridade sobre a Ucrânia mas vão pagar consequências". Joe Biden afirmou que Putin está buscando seu lugar no mundo entre o Ocidente e a China e previu que a Ucrânia não será incorporada à Otan tão rapidamente.
Veja reportagem do SBT Brasil: