Roberta Metsola é a presidente mais jovem a assumir o Parlamento Europeu
Maltesa é também a terceira mulher no cargo e assume após a morte de David Sassoli
SBT News
A democrata-cristã Roberta Metsola, de Malta, foi eleita presidente do Parlamento da União Europeia nesta 3ªfeira (18.jan) para um mandato de dois anos e meio. A eleição ocorre após a morte do socialista David Sassoli na semana passada.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Metsola é a terceira mulher a ser eleita para o cargo e recebeu 458 dos 616 votos do Parlamento Europeu. Aos 43 anos, tornou-se a pessoa mais jovem a ocupar a presidência da instituição e já estava atuando como interina antes de subir ao cargo oficialmente.
"Sei que ter a primeira presidente nesta Câmara desde 1999 importa tanto dentro como fora destas salas, mas deve ir mais longe", disse ela aos deputados. "Nossa instituição está comprometida em ter mais diversidade, igualdade de gênero, para garantir os direitos das mulheres e que todos os nossos direitos devem ser afirmados", pontuou.
O Parlamento representa os 450 milhões de cidadãos da UE e descreve a si mesmo como "o coração da democracia europeia". Conhecida por ser uma assídua construtora de pontes entre os partidos, Metsola disse que irá se ajustar ao estilo de trabalho de Sassoli. "David trabalhou duro para fazer com que todos sentassem na mesma mesa. E esse compromisso de manter as forças construtivas da Europa unidas é o que vou aproveitar", disse.
Como vice-presidente do Parlamento, ela liderou temas migratórios e foi progressista quanto aos direitos das mulheres e da população LGBTQIAP+. A mãe de quatro filhos, no entanto, adotou uma postura mais conservadora sobre o aborto, o que é um reflexo da política de seu país Malta.
*Com as informações da Associated Press