Número de mortos por tornados nos EUA sobe para 83
Maior parte das vítimas está no Estado de Kentucky, onde o governo declarou estado de emergência
O número de mortes causadas pelos tornados que atingiram a região sudeste dos Estados Unidos subiu de 50 para 83, segundo informado pelas autoridades norte-americanas no último domingo (12.dez). As ocorrências, no entanto, devem aumentar, já que ainda há dezenas de desaparecidos.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
A maior parte das vítimas está no Estado de Kentucky, onde o governador Andy Beshear declarou estado de emergência e estima que haja mais de 100 mortos, além de danos incalculáveis. "É completamente indescritível. O nível de destruição é diferente de qualquer coisa que eu já tenha visto", disse Beshear, ressaltando que o trabalho das equipes de resgate tem sido dificultado pela grande quantidade de escombros nas ruas e também pelo frio.
Além de Kentucky, outros cinco Estados foram afetados pelos tornados entre 6ª feira (10.dez) e sábado (11.dez) -- Arkansas, Illinois, Mississippi, Missouri e Tennessee. Em Illinois, na cidade de Edwardsville, uma fábrica da Amazon foi parcialmente varrida pela ventania, deixando ao menos seis funcionários mortos após a queda do teto da estrutura.
+ Biden diz que tornados nos EUA são "tragédia inimaginável"
Em pronunciamento, o presidente Joe Biden disse que ainda não é certo o número de vítimas ou a amplitude dos danos. Ele confirmou que o envio de ajuda federal e afirmou querer visitar as regiões atingidas pelos tornados, mas que só fará a viagem em momento oportuno, pois a presença do democrata com toda sua equipe poderia atrapalhar os trabalhos de resgate.