China diz que boicote diplomático dos EUA viola espírito olímpico
Declaração acontece após o governo Biden anunciar que não enviará representantes aos Jogos de Inverno em Pequim
As autoridades da China afirmaram, nesta 3ª feira (7.dez), que o boicote diplomático dos Estados Unidos aos Jogos de Inverno de Pequim viola o espírito olímpico. O evento está programado para acontecer em fevereiro de 2022, mas não deverá contar com a presença de diplomatas e oficiais norte-americanos.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Segundo o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, Zhao Lijian, a decisão dos Estados Unidos em interferir nos Jogos está sendo motivada "por preconceito ideológico e com base em mentiras e rumores". "O boicote diplomático viola gravemente o princípio de neutralidade política dos esportes estabelecido pela Carta Olímpica e vai contra o lema olímpico 'mais unido'", afirmou Zhao.
Durante a tarde de ontem (6.dez), o governo de Joe Biden anunciou que não irá enviar nenhum representante político às Olimpíadas de Inverno devido às violações dos direitos humanos da China em Xinjiang, onde há rumoses de detenção de membros da etnia muçulmana em campos suspeitos de tortura, trabalho forçado e abuso sexual. O governo chinês, no entanto, nega as acusações e diz se tratar de instalações de "reeducação" usadas para combater o terrorismo.
Conforme informado pelo secretária de imprensa da Casa Branca, Jen Psaki, as equipes esportivas norte-americanas terão total apoio do governo caso participem dos Jogos, mas as autoridades não contribuirão para a realização do evento. "A representação diplomática ou oficial dos EUA trataria esses jogos como normais em face dos flagrantes abusos dos direitos humanos e atrocidades da China em Xinjiang, e simplesmente não podemos fazer isso", disse Psaki.
Em resposta, Zhao afirmou que "os EUA vão pagar um preço por suas práticas" e que as ações contra os Jogos devem parar para que não haja "consequências no diálogo e na cooperação entre ambos os países em uma série de assuntos importantes e questões internacionais". Na noite de ontem, a embaixada da China disse ainda que o boicote diplomático às Olimpíadas de Inverno de 2022 é um "um ato pretensioso" e uma "manipulação política", e que não terá nenhum impacto no sucesso da realização do evento.