"Palhaço" disse Macron sobre Boris Johnson, segundo revista francesa
Presidente francês ficou furioso com a carta de Johnson destinada a ele com um plano de cinco pontos para lidar com a questão da travessia do canal
Em uma conversa privada, o presidente francês, Emmanuel Macron ,referiu-se a Boris Johnson como um "palhaço". Segundo revista política francesa Le Canard enchaîné, Macron disse que o primeiro-ministro britânico tem "a atitude de um vulgar".
+ Leia as últimas no portal SBT News
Após o naufrágio de um barco de refugiados no Canal da Mancha na última 4ª feira (24.nov) , os líderes conversaram por telefone enquanto o presidente francês reclamava do comportamento de Johnson.
Na 6ª feira(26.nov), Boris Johnson tweetou uma carta para Emmanuel Macron com um plano de cinco pontos para lidar com a questão da travessia do canal.
My letter to President Macron. pic.twitter.com/vXH0jpxzPo
? Boris Johnson (@BorisJohnson) November 25, 2021
O presidente frânces ficou furioso com o tweet do primeiro-ministro britânico. Em entrevista coletiva após o tweet, Macron alega que falou há dois dias com Johnson de maneira séria: "De minha parte, continuo fazendo isso, como faço com todos os países e todos os líderes. Fico surpreso com os métodos quando não são sérios. Não nos comunicamos de um líder para outro sobre essas questões por meio de tweets e cartas que tornamos públicos. "
De acordo com a revista, Emmanuel foi ainda mais contundente em particular: "BoJo fala comigo a toda velocidade, está tudo indo bem, temos discussões como gente grande, e então ele nos atrapalha antes ou depois de uma forma deselegante. É sempre o mesmo circo ".
Macron acrescentou ainda a seus conselheiros que Johnson se desculpou em particular por fazer da França um bode expiatório publicamente por questões como a travessia do Canal da Mancha e a "guerra da linguiça". "É triste ver um grande país com o qual poderíamos fazer um grande número de coisas sendo liderados por um palhaço", lamentou ele.
Outro assunto que teria causa intrigas entre os governantes foi a atitude de Boris em relação à França nas deficiências do acordo com a Brexit. "Brexit é o ponto de partida do circo Johnson. Rapidamente ele percebeu que a situação era catastrófica para os britânicos. Não havia gasolina nas bombas, faltava toda uma pilha de produtos.Ele está se posicionando como vítima e fazendo da França o bode expiatório. Ele tenta transformar situações simples em problemas complexos. Estamos nesta posição desde março. Ele fez isso por causa da 'guerra da linguiça', da pesca, do caso do submarino.Em particular, ele diz que lamenta se comportar assim, mas diz que precisa levar em conta a opinião pública acima de tudo", informou Macron.