Putin participa de testes para forma nasal de vacina contra covid-19
Presidente russo também recebeu dose de reforço do imunizante Sputnik V para aumentar anticorpos
O presidente da Rússia, Vladimir Putin, afirmou, na 4ª feira (24.nov), ter participado dos testes de uma forma nasal da vacina russa Sputnik V contra a covid-19. A declaração foi feita durante o anúncio de uma nova versão do imunizante para adolescentes e na forma de spray nasal.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
"Exatamente seis meses após a inoculação, meus anticorpos baixaram e os especialistas recomendaram um procedimento de revacinação, que foi o que eu fiz dias atrás", revelou também o chefe de Estado. Ele disse ter recebido o spray nasal -- aplicado como um pó pulverizado em ambas as narinas -- dias após ter tomado o reforço vacinal. "Foi só isso, não senti nada. Nada", afirmou Putin. "Hoje, depois desses dois procedimentos, já me exercitei pela manhã."
+ Invasão da Ucrânia é "histeria", afirma governo da Rússia
O presidente do país já havia manifestado o desejo de participar dos estudos da vacina, que teve o desenvolvimento anunciado no meio deste ano. Apesar do relato, ainda não foram divulgados estudos científicos que comprovem a eficácia das novas formas de imunização. Até o momento, a vacina Sputnik V, aplicada em duas doses, também não compõe o quadro de imunizantes aprovados pela Organização Mundial da Saúde.