Publicidade
Mundo

Diplomacia preventiva é vital para a paz mundial, diz líder da ONU

Segundo António Guterres, diálogo e resoluções pacíficas entre os países ajudam a evitar crises humanitárias

Imagem da noticia Diplomacia preventiva é vital para a paz mundial, diz líder da ONU
ONU foi criada após o fim da Segunda Guerra Mundial, em 1945, para ajudar a evitar conflitos globais | Reprodução/Flickr
• Atualizado em
Publicidade

O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, disse, na 3ª feira (16.nov), que a diplomacia preventiva é um objetivo comum entre os principais órgãos da entidade para a promoção da paz mundial. A declaração foi feita durante uma reunião do Conselho de Segurança da ONU.

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

Segundo Guterres, a prevenção diplomática é a única razão pela qual a organização foi criada, após o fim da Segunda Guerra Mundial, evitando que a humanidade fique sujeita às crises humanitárias causadas pelas guerras. O líder ressaltou que há 76 anos o sistema da ONU vem promovendo diálogos entre os países e ferramentas para a resolução pacífica de disputas.

+ ONU pede ajuda financeira para apoiar refugiados palestinos

Para Guterres, a inovação e a visão da arquitetura da paz são os principais aspectos para a preservação da paz, seguido pela segurança com revisões mensais sobre riscos, apoio por parte dos países-membros e tomadas de decisões. Todos esses passos, segundo ele, ajudam a evitar as causas que levam a conflitos, pobreza, desigualdades e mudanças climáticas.

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade