Guru de Trump, Steve Bannon é liberado após se apresentar à Justiça
Juiz o libertou sem fiança, mas exigiu que ele entregasse o passaporte e fizesse check-ins semanais
SBT News
Conselheiro do ex-presidente Donald Trump, Steve Bannon, de 67 anos, foi liberado sem pagamento de fiança pelo juiz Robin Meriweather após comparecer à Corte federal. Ele foi indiciado por se recusar a comparecer a um depoimento no Congresso sobre invasão do Capitólio em 6 de janeiro.
Para responder à acusação em liberdade, Bannon concordou em fazer verificação semanal com funcionários do tribunal e entregar o passaporte. Ele deve voltar ao tribunal na 5ª feira (18.nov) para a próxima fase do que pode ser o primeiro julgamento de alto nível relacionado à invasão do Congresso norte-americano dos EUA.
O advogado de Bannon, David Schoen, disse que seu cliente não compareceu ao Congresso porque outro advogado lhe disse para não ir após Trump alegar que o privilégio executivo se aplicaria. "Sr. Bannon agiu conforme seu advogado o aconselhou, não comparecendo e não entregando documentos neste caso. Ele não se recusou a obedecer", afirmou.
Relembre o caso
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Bannon foi formalmente denunciado pela justiça dos Estados Unidos por desacato ao Congresso, informou o Departamento de Justiça norte-americano na última 6ª feira (12.nov). É a primeira vez em 38 anos que alguém é indiciado por essa acusação nos EUA.
Caso seja julgado culpado, Bannon pode pegar até um ano de prisão, além de multa. Ele já havia sido preso em 2020, acusado de desviar dinheiro de campanha na construção do muro entre os Estados Unidos e México.
Veja reportagem do SBT Brasil:
LEIA MAIS: