EUA pedem à Bielorrússia para parar fluxo de imigrantes na fronteira
Medida seria retaliação do ditador Alexander Lukashenko às sanções do ocidente
SBT News
Os Estados Unidos pediram à Bielorrússia para parar de incentivar o fluxo de imigrantes ilegais à Europa. A capital do país, Minsk, está sendo acusada de promover a chegada de milhares de pessoas à fronteira com a Polônia. A declaração foi dada nesta 3ª feira (9.nov).
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Os imigrantes, que seriam majoritariamente do Oriente Médio e continente africano, estariam tentando romper a fronteira entre os dois países usando pás e outros utensílios.
A Polônia, atualmente liderada pelo partido Lei e Justiça, contrário à chegada dos estrangeiros, fechou a fronteira, e deslocou fiscais para a área. A Lituânia, que também faz fronteira com os dois países, afirmou que pode decretar estado de emergência na região.
A União Europeia já vinha acusando a Bielorrússia de facilitar a entrada dos imigrantes. Segundo o bloco, a chegada dos ilegais seria uma retaliação do ditador Alexander Lukashenko às sanções impostas pelo ocidente. A gestão de Lukashenko, por sua vez, é acusada de violar os direitos humanos no país.