China usa maquetes de navios dos EUA em área de treino militar
Satélite de empresa de tecnologia espacial norte-americana capturou imagens e revelou neste domingo (7.nov)
Imagens de satélite reveladas neste domingo (7.nov) indicam que a China construiu maquetes de navios da marinha dos Estados Unidos em uma área onde são realizados testes de disparos de mísseis no país.
O esboço em escala real de um porta-aviões e de pelo menos dois destróieres foram registrados pela Maxar Technologies no deserto de Taklamakan, na província de Xinjiang, e também mostra um sistema de trilhos que pode ser usado para simular uma embarcação em movimento.
China Builds Missile Targets Shaped Like U.S. Aircraft Carrier, Destroyers in Remote Desert - USNI News
? U.S. Naval Institute (@NavalInstitute) November 7, 2021
Satellite image: @Maxarhttps://t.co/UhzhsjAnE7 pic.twitter.com/d5OBpZAcWM
Segundo o Instituto Naval dos Estados Unidos (USNI, na sigla em inglês), a estrutura foi construída pela primeira vez entre março e abril de 2019. Desmontada no mesmo ano, o local voltou a ser usado em setembro de 2021 e a estrutura concluida no início de outubro.
A Independência de Taiwan, avanço da capacidade militar da China e a supremacia militar no Indo-Pacífico, intensificaram as tensões entre os países no últimos meses.
Em coletiva de imprensa nesta 2ªfeira (8.nov), o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Wang Wenbin, afirmou não ter informações sobre as maquetes, dizendo: "Não estou ciente da situação que você mencionou."