Publicidade
Mundo

NASA prepara primeiro teste de defesa planetária

Conhecido por DART, teste deste mês tentara desviar a rota de um asteroide por meio de uma colisão de impacto cinético

Imagem da noticia NASA prepara primeiro teste de defesa planetária
Teste será oportunidade de criar um sistema que possa defender o planeta de possíveis ameaças que possam comprometer a vida na Terra | NASA/Johns Hopkins, APL/Steve Gribben
• Atualizado em
Publicidade

A Agência Espacial Norte-Americana (NASA) se prepara para o lançamento da primeira missão de teste de defesa planetária. Conhecido por Teste de Redirecionamento de Asteroie Duplo (DART), tem o objetivo de criar uma espécie de escudo contra ataques espaciais, como entrada de asteroides que possam ameaçar ou comprometer a vida no planeta.

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

O foguete será lançado para um pequeno asteroide lunar chamado Dimorphos, que orbita um asteroide maior chamado Didymios, que será atingido de propósito para tentar mudar a trajetória da sua órbita.

Mesmo não representando uma ameaça ao planeta, o teste de impacto cinético do DART quer provar que uma espaçonave pode navegar de forma autônoma até um asteroide alvo e, depois, ser atingido para ter sua rota alterada.

Com o uso de telescópios na Terra, que terão o papel de medir os efeitos do impacto nos asteroides, os cientistas da missão vão avaliar os resultados e aprimorar a modelagem e as capacidades preditivas para ajudar a desenvolver melhor o sistema de defesa para uma possível ameaça real.

"O DART será a primeira demonstração da técnica de 'impacto cinético' em que uma espaçonave colide deliberadamente com um asteroide conhecido em alta velocidade para alterar o movimento do asteroide no espaço", disse Lindley Johnson, Oficial de Defesa Planetária da NASA.

Lançamento do teste está previsto para o final do mês | NASA

O sistema foi construído a partir de uma coleção de peças em uma espaçonave já montada, assim, os engenheiros instalaram várias tecnologias que a missão DART vai testar, incluso um sistema de propulsão de ions NEXT-C, que foi desenvolvido para melhorar o desempenho e a eficiência de combustível para missões no espaço profundo, além da instalação de uma antena plana de alto ganho para comunicação entre a Terra e a nave espacial. 

"Esta técnica é considerada a abordagem mais madura tecnologicamente para mitigar um asteroide potencialmente perigoso e ajudará os especialistas em defesa planetária a refinar os modelos de computador do impactador cinético de asteroide, dando uma ideia de como poderíamos desviar objetos próximos da Terra potencialmente perigosos no futuro", conclui a especialista.

A data de lançamento do DART está prevista para 23 de novembro às 22h20 PST (02h20 horário de Brasília) e se caso ocorra alguns problemas que possam impedir o lançamento, a equipe fará várias tentativas até fevereiro de 2022.

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade