Macron condecora Angela Merkel com mais alta distinção da França
Honraria é reconhecimento do país ao trabalho conjunto da chanceler alemã durante os 16 anos no poder
O presidente da França, Emmanuel Macron, condecorou nesta 4ª feira (3.nov) a chanceler alemã, Angela Merkel, com a Grã-Cruz, a mais alta distinção da Ordem da Legião de Honra concedida pela França. Merkel se despediu dos franceses após 16 anos no poder.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Segundo comunicado oficial, a honraria "encarna a força da amizade franco-alemã, mantida por Angela Merkel". A condecoração é o reconhecimento do país ao trabalho conjunto da chanceler alemã com os quatro presidentes franceses durante os 16 anos no poder.
? Emmanuel Macron (@EmmanuelMacron) November 3, 2021
Junto de seu esposo, Joachim Sauer, Merkel recebeu a homenagem em Beaune, centro da região vinícola da Borgonha. De acordo com o governo francês, o local foi escolhido devido a cultura do vinho e aos monumentos históricos, que "ilustram a riqueza do patrimônio francês".
Além da homenagem, a chanceler alemã realizou uma visita guiada ao centro da cidade acompanhada de Macron e sua esposa, Brigitte Macron, um encontro com autoridades locais e ex-embaixadores da Alemanha e da França, um jantar para dois casais e um recital do pianista francês Alexandre Katorow.
Nos últimos meses, o chefe de estado da francês já havia elogiado a trajetória de Angela Merkel frente ao governo alemão. Ele é o quarto presidente do país desde que a chanceler alemã assumiu o cargo em 2005. Ela deixará o poder após 16 anos e os três partidos que pretendem formar o novo governo da alemão afirmam que o objetivo deles é anunciar o próximo chanceler do país no começo de dezembro.