Biden critica ausência de Putin e Xi Jinping na COP26: "Grande erro"
"Como eles podem fazer isso e reivindicar algum tipo de liderança?", disse o presidente americano
Sérgio Utsch
O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, classificou nesta 3ª feira como um "grande erro" a decisão dos presidentes da China, Xi Jinping, e da Rússia, Vladimir Putin, de não comparecerem à Conferência sobre as Mudanças Climáticas (COP26), em Glasgow, na Escócia.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
"Nós estamos aqui e o fato de estarmos aqui causou um profundo impacto em como o resto do mundo está olhando para os Estados Unidos e para o seu papel de liderança", afirmou o norte-americano, em entrevista coletiva, no início da noite desta 3ª feira (2.nov), no centro de convenções de Glasgow.
"É uma questão gigante e eles não aparecem. Como eles podem fazer isso e reivindicar algum tipo de liderança?" China e Rússia ainda ficaram de fora do acordo liderado pelos norte-americanos para redução de 30% das emissões de metano até 2030. A Índia também não assinou. O Brasil foi um dos signatários.
Embora o primeiro-ministro britânico Boris Johnson tenha evitado críticas diretas ao colega chinês, nos bastidores, os sinais foram outros. Citando fontes oficiais, a rede britânica BBC informou que um vídeo enviado pelo presidente chinês foi esnobado pela organização da Conferência.
Mais tarde, um porta-voz do governo britânico confirmou que o Reino Unido preferia que os líderes participassem pessoalmente das negociações, mas que eles poderiam mandar vídeos ou declarações em escrito. Diplomatas chineses afirmaram que a Xi Jinping foi oferecida apenas a segunda opção.