'Vax' é escolhida a palavra do ano
Palavra em língua inglesa que surgiu em 1799 significa vacina de forma abreviada
SBT News
A palavra 'vax' foi escolhida como a palavra do ano pelos especialistas lexicográficos do Oxford English Dictionaru (OED).
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
O uso desta palavra, que é relacionada a vacina, aumentou com frequência em 2021, por causa da covid-19. Segundo a empresa que produz o dicionário, a abreviação para vacina 'se injetou na corrente sanguínea da língua inglesa' neste ano durante a pandemia.
No mês de setembro, o uso da palavra 'vax' aumentou mais de 72 vezes em comparação ao mesmo período do ano passado. Outras palvras variantes da 'vax' também tiveram o uso ampliado como 'fully vaxxed', totalmente vacinado, 'double-vaxxed' para quem tomou duas doses, 'unvaxxed' para quem não foi vacinado, ou 'vax cards', cartões de vacina.
Além disso, a empresa detectou que a palavra também teve aumento em seu uso em outros países, como Portugal, sendo ouvido 10 vezes mais em 10 anos e na França.
Origem da palavra é de 1799
A palavra 'vax' foi registada pela primeira vez em 1799, e suas palavras derivadas desta começaram a aparecer pela primeira vez em 1800.
A origem da palavra vacina vem da palavra latina vacca, que significa vaca, que vem do trabalho o médico e cientista Edward Jenner sobre a vacinação contra a varíola, quando ele utilizou a varíola bovina para curar a variante humana no final de 1790 e início de 1800.
"Pandemia" cresceu 57.000%
Outra palavra também teve aumento no seu uso e está relacionado ao corornavírus, a palavra 'pandemia'. No ano, o uso da palavra cresceu 57.000% este ano.
Em 2020, a Oxford Languages não definiu uma palavra porque à época foi considerado um ano sem precedentes com várias palavras candidatas como 'lockdown', 'Black Lives Matter', 'licença' e 'Covid-19'.