Publicidade
Mundo

Cidades podem ficar submersas com avanço do aquecimento global

Projeção considera aumento de 3ºC na temperatura do planeta entre 2060 e 2070

Imagem da noticia Cidades podem ficar submersas com avanço do aquecimento global
Inundações podem impactar 800 milhões de pessoas | Reprodução/Climate Central
• Atualizado em
Publicidade

Um novo estudo da organização Climate Central mostrou que, caso a temperatura global aumente 3ºC, cerca de 50 grandes cidades costeiras precisarão implementar medidas de adaptação "sem precedentes" para evitar que a elevação do mar invada áreas populosas. A análise contou com a colaboração de pesquisadores da Universidade de Princeton e do Instituto alemão Potsdam para Pesquisa de Impacto Climático.

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

A cada fração de grau de aquecimento, as consequências das mudanças climáticas pioram. Em agosto deste ano, cientistas relataram que o planeta já está 1,2ºC mais quente do que nos níveis pré-industriais, o que se aproxima do limite crítico de 1,5ºC estipulado no Acordo de Paris.

Em cenários menos otimistas, onde as emissões de gases estufa continuam a subir além de 2050, o planeta pode atingir 3ºC já em 2060 ou 2070, e o nível dos oceanos continuará aumentando por décadas devido ao derretimento das geleiras. Caso isso aconteça, segundo o Climate Central, a linha da maré alta poderá invadir locais onde vivem mais de 800 milhões de pessoas.

Países insulares em risco de "perda quase total" de terras e oito das 10 principais áreas expostas ao aumento do nível do mar estão na Ásia. China, Índia, Vietnã e Indonésia estão entre os cinco países mais vulneráveis para se tornarem locais subaquáticos.

+ Às vésperas da COP26, ONU usa tiranossauro para alertar sobre crise climática

Locais como Santa Mônica, na Califórnia; Durban, na África do Sul; Glasgow, na Escócia; Catedral de Havana, em Cuba; Daca, em Bangladesh; e Londres, na Inglaterra, também podem ficar submersos caso o aumento da temperatura continue crescendo descontroladamente. 

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade
Publicidade