Operação da Europol fecha maior mercado da dark web e prende 150
25 milhões de euros, armas e 234 quilos de drogas foram confiscados pelos agentes
SBT News
Cerca de 150 suspeitos foram presos por agentes da Europol e autoridades americanas em uma operação policial que tornou-se uma das maiores contra ações ilegais na dark web, ou versão clandestina da internet. Ação contou também com apoio da Eurojust - agência de cooperação judiciária da União Europeia.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Chamada de Dark HunTOR, a operação aconteceu também em outros países como Austrália, Bulgária, França, Alemanha, Itália, Holanda, Suíça, Reino Unido e Estados Unidos.
Foram confiscados pela polícia europeia 26,7 milhões de euros (R$ 173 milhões) em espécie e em moedas virtuais, além de 45 armas de fogo e 234 quilos de drogas, incluso 25 mil comprimidos de ecstasy.
A ação começou em janeiro deste ano, na Alemanha, quando o site DarkMarket, considerado pelos investigadores o maior ponto de venda do mercado negro cibernético foi desmantelado.
Nos Estados Unidos, cerca de 65 pessoas foram presas, além 47 detenções na Alemanha, 24 no Reino Unido, 4 na Itália e na Holanda respectivamente, 3 na França, 2 na Suíça e 1 na Bulgária. Todos eram considerados 'alvos importantes' da polícia da União Europeia.
Na Itália, a polícia encerrou mercados ilegais na rede obscura chamados de DeepSea e Berlusconi, que juntos ofereciam 'mais de 100 mil anúncios de produtos ilegais', de acordo com a Europol.
"O objetivo de operações como a de hoje é alertar os criminosos que operam na dark web: a comunidade de aplicação da lei tem os meios e parcerias globais para desmascará-los e responsabilizá-los por suas atividades ilegais, mesmo em áreas da dark web", disse o Diretor Executivo Adjunto de Operações da Europol, Jean-Philippe Lecouffe. As informações foram divulgadas em coletiva de imprensa na 3ªfeira (26.out).