Agência reguladora dos EUA autoriza uso de cigarro eletrônico
Decisão se aplica apenas ao produto Solo Power da Vuse e seus cartuchos de nicotina
SBT News
Os membros da agência reguladora norte-americana Food and Drug Administration (FDA) autorizaram, na noite de 3ª feira (12.out), o uso do cigarro eletrônico no país. Segundo a entidade, o produto de vaporização da RJ Reynolds pode ajudar os fumantes a reduzir o consumo de cigarros e, até mesmo, abandonar o vício.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
A decisão se aplica apenas ao cigarro eletrônico Solo Power da Vuse e seus cartuchos de nicotina com sabor de tabaco. A agência ainda está analisando o pedido para vender uma fórmula de nicotina com sabor de menta.
"As autorizações de hoje são um passo importante para garantir que todos os novos produtos de tabaco passem pela avaliação científica pré-comercialização da FDA", explicou Mitch Zeller, diretor do centro de tabaco da entidade, através de um comunicado.
Os cigarros eletrônicos são vendidos nos Estados Unidos há mais de uma década com supervisão ou pesquisa governamental mínima. Em setembro, a agência informou que rejeitou pedidos de mais de um milhão de produtos de vaporização e mercadorias relacionadas, por conta do seu potencial apelo para adolescentes.
Contudo, os reguladores afirmaram que dependendo dos dados do fabricante, "o produto com sabor de tabaco pode beneficiar fumantes adultos viciados, seja completamente ou com uma redução significativa no consumo de cigarros". Desta forma, a FDA começará a examinar os produtos de vaporização, assim como suas reivindicações.