Ilhas Canárias: lava de vulcão já cobre mais de 166 hectares
Embora o vulcão esteja em estabilidade, autoridades alertam para atividade eruptiva ativa
A lava procedente do vulcão Cumbre Vieja, localizado em La Palma, nas ilhas Canárias, já avançou por mais de 166 hectares da região, destruindo cerca de 350 edifícios. Segundo especialistas, a erupção vulcânica, que teve início no último domingo (19.set), pode durar mais 79 dias.
Saiba mais:
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Nesta 5ª feira (23.set), o Departamento de Segurança Interna (DHS) espanhol confirmou que, embora o vulcão tenha entrado em uma zona de estabilidade e a velocidade da lava tenha diminuído, a atividade eruptiva continua ativa. No momento, a lava vem avançando cerca de quatro metros por hora e pode chegar a barreiras de oito a 15 metros.
As autoridades da região já tinham divulgado um alerta sobre a atividade vulcânica após registrarem um grande número de abalos sísmicos semanas antes. Desta forma, foi possível realizar operações de evacuação nas áreas expostas à erupção. Até o momento, não há registro de feridos.
O rei da Espanha, Felipe VI, visita hoje a ilha de La Palma para demonstrar seu apoio e solidariedade com as pessoas afetadas. Ele será acompanhado pelo primeiro-ministro, Pedro Sánchez, que regressa à ilha depois de voar diretamente da Assembleia Geral das Nações Unidas, em Nova York.
Îles Canaries ??
? North African Legacy (@NorthAfricanL) September 20, 2021
Destruction causée par la lave s'écoulant du volcan Cumbre Vieja sur l'île de #LaPalma pic.twitter.com/2OTIoSX2cj
Volcán de Cumbre Vieja en La Palma, solo hay una palabra para describir esto ¡impresionante!#cumbrevieja pic.twitter.com/vc6NDEV7GQ
? Justo ?????? (@Justo04276241) September 19, 2021