ONU pede fim das sanções na Venezuela para garantir direitos humanos
Segundo Michelle Bachelet, crises humanitárias se agravaram no país devido a pandemia de covid-19
SBT News
A alta comissária da Organização das Nações Unidas para os Direitos Humanos, Michelle Bachelet, divulgou um relatório na noite de 2ª feira (13.set) pedindo o fim das sanções internacionais contra a Venezuela. Para ela, os recursos impedem os esforços do governo do país em relação às crises humanitárias causadas pela pandemia de covid-19.
No texto, Bachelet cita que tais impostos deixam de garantir os "níveis de rendimento adequados, as investigações de denúncias de discriminação no acesso aos alimentos e à saúde, e assegurar a participação inclusiva de representantes da sociedade civil na elaboração de políticas públicas".
A alta comissária também pediu para que os Estados-membros continuem a apoiar a resposta humanitária na Venezuela, em particular sobre a pandemia, que garantam a distribuição justa das vacinas e o direito dos migrantes venezuelanos nos seus territórios, além de investigar as violações dos direitos humanos cometidos contra eles.
Para isso, Bachelet aconselhou ao governo venezuelano que garanta rendimentos suficientes aos funcionários públicos e trabalhadores dos setores dependentes de financiamento público -- em particular da saúde e educação -- que ajuste os salários, subsídios alimentares, e promova os direitos laborais, incluindo o cumprimento dos acordos internacionais de trabalho e de negociação coletiva.