Navios humanitários resgatam mais de 800 pessoas no mar Mediterrâneo
Embarcações esperam agora a liberação de um porto seguro para desembargar os náufragos
SBT News
Mais de 800 pessoas foram resgatadas no mar Mediterrâneo por navios humanitários das organizações Sea Watch 3 e Ocean Viking no último domingo (1.ago). Segundo a SOS Méditerranée, o sobrevivente mais jovem encontrado tinha apenas três meses de idade.
Cerca de 553 migrantes ainda ocupam o navio Ocean Viking, enquanto 257 seguem na embarcação Sea Watch 3. Nesta 3ª feira (3.ago), uma mulher grávida e seu parceiro foram transferidos para um navio da Guarda Costeira italiana. O auxílio foi enviado após as organizações emitirem um alerta de evacuação médica urgente da sobrevivente.
The SAR team on #OceanViking just rescued 106 people from an overcrowded wooden boat in distress in the Maltese SRR.
? SOS MEDITERRANEE (@SOSMedIntl) August 1, 2021
The distress case was first spotted by #SeaWatch3.
The youngest survivor rescued in this operation is just 3 months old. We now have 555 survivors on board. pic.twitter.com/AzPH8n9CTN
Até o momento, os países da Europa não designaram portos seguros para as duas ONGs, que se recusar a levar os náufragos para a Líbia, cuja Guarda Costeira é acusada de violação de direitos humanos, além de levar os migrantes e solicitantes de refúgio para prisões ilegais.
"Alguns obtiveram ferimentos durante a travessia, muitos sofrem de dores no corpo. Continuamos avaliando, tratando e monitorando os pacientes, mas todos os sobreviventes precisam desembarcar em um local seguro o mais rápido possível", escreveu a SOS Méditerranée.