Portugal anuncia plano de suspensão das restrições contra covid-19
Medidas incluem fim do toque de recolher e ampliação do horário do comércio
O primeiro-ministro de Portugal, António Costa, anunciou na 5ª feira (29.jul) um plano de três etapas para suspender as restrições do protocolo sanitário da covid-19 no país. As medidas incluem o fim do toque de recolher, ampliação do horário do comércio e a volta de torcedores a eventos esportivos.
Para a suspensão das normas, o governo se apoia no avanço da campanha de imunização na região. "A vacinação contribuiu significativamente para essas medidas", disse Costa. "Mas não podemos ignorar o fato de que o vírus continua circulando, a pandemia não desapareceu", completou.
Na segunda fase do plano, que está prevista para setembro, o país deve suspender a obrigatoriedade do uso de máscaras em áreas externas. Em grandes aglomerações, no entanto, o item de proteção ainda será exigido, bem como em ambientes fechados.
Casas noturnas que estão fechadas desde março de 2020 poderão reabrir em outubro. Contudo, os frequentadores deverão apresentar o certificado digital da União Europeia, o Green Pass, ou um teste negativo para o novo coronavírus para poder entrar no local.
Outras restrições devem ser gradualmente suspensas ao longo dos meses, à medida que o número de pessoas vacinadas aumente. O governo português calcula que metade da população está com o ciclo vacinal completo, assim, todos os maiores de 18 anos já podem agendar a vacinação.