Europol apreende mais de 15 mil toneladas de alimentos e bebidas ilegais
Valor estimado dos produtos ilícitos chega a 53,8 milhões de euros
SBT News
O serviço europeu de polícia, a Europol, anunciou nesta 4ª feira (21.jul) a apreensão de mais de 15 toneladas de alimentos e bebidas ilegais numa operação que teve início em dezembro de 2019, abrangendo 72 países. O valor estimado dos produtos ilícitos chega a 53,8 milhões de euros.
Segundo a investigação, foi detectado tráfico de produtos contrafeitos ou impróprios para consumo humano, especialmente bebidas alcoólicas como vinho e vodka. No total, foram cumpridos mais de dois mil mandados de busca e apreensão e 663 mandados de detenção, desmantelando 42 organizações criminosas.
Entre as mais de 15 mil toneladas de produtos apreendidos estão suplementos alimentares, cereais, frutos e vegetais, carne, marisco, laticínios, comida para animais, chá, café, óleo de cozinha e condimentos. Os agentes também flagraram um local responsável pela falsificado de mel, que utilizava açúcar de cana e xarope de milho para adulterar o mel genuíno.
"Os riscos para a saúde dos consumidores são proporcionais à falta de qualidade dos materiais usados no processamento de alimentos", afirmou a diretora executiva da Europol, Catherine de Bolle. "Os produtos de baixa qualidade infiltraram-se na cadeia de distribuição alimentar, uma evolução que está possivelmente relacionada com as repercussões da pandemia da covid-19", acrescentou.