Joe Biden afirma que protestos em Cuba são "clamor por liberdade"
Presidente dos EUA se colocou favorável aos atos antigovernistas realizados em Cuba
![Imagem da noticia Joe Biden afirma que protestos em Cuba são "clamor por liberdade"](/_next/image?url=https%3A%2F%2Fsbt-news-assets-prod.s3.sa-east-1.amazonaws.com%2FJoe_Biden_15196f62ba.jpg&w=1920&q=90)
SBT News
O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, defendeu nesta 2ª feira (12.jul) os protestos contra o governo de Cuba realizados no domingo (11.jul). Para o líder norte-americano, as manifestações são um "clamor por liberdade", sobre a pandemia e por "décadas de repressão e sofrimento econômico".
As declarações foram divulgadas em comunicado oficial da Casa Branca e em rede social do presidente. Biden também afirmou que Cuba tem um regime autoritário, e que os Estados Unidos apoiam todos os protestos.
+ Manifestantes vão às ruas contra o governo em Cuba
O presidente sugeriu, ainda, que o regime cubano tenta enriquecer ao invés de ouvir e oferecer as necessidades da população. As afirmações vêm após o país ter registrado protestos contra o governo. No domingo, cubanos foram às ruas e pediram por vacinas e fim dos apagões por falta de energia. Também gritaram pedindo "liberdade" e "fim da ditadura". Mais cedo, o presidente cubano atribuiu a onda de protestos às sanções dos EUA.
+ Presidente cubano culpa sanções dos EUA por protestos na ilha
Confira a íntegra do comunicado divulgado por Joe Biden:
"Apoiamos o povo cubano e seu clamor por liberdade e alívio das trágicas garras da pandemia e das décadas de repressão e sofrimento econômico a que foi submetido pelo regime autoritário de Cuba. O povo cubano defende com bravura os direitos fundamentais e universais. Esses direitos, incluindo o direito de protesto pacífico e o direito de determinar livremente seu próprio futuro, devem ser respeitados. Os Estados Unidos conclamam o regime cubano a ouvir seu povo e a servir suas necessidades neste momento vital, em vez de enriquecer".