Manifestantes vão às ruas contra o governo em Cuba
Milhares de pessoas participaram das manifestações para pedir vacinas e o fim dos apagões de energia
Milhares de manifestantes participaram de atos contra o governo em diferentes cidades em Cuba no domingo (11.jul). "Abaixo a ditadura" e "liberdade" foram os gritos que ecoaram nas ruas de Havana, capital do país. Os atos ocorreram por conta das restrições da pandemia, crise econômica e dos apagões diários e muitos manifestantes utilizavam máscaras.
I never thought I?d see the day where the people of Cuba would stand up to the communist dictators. Praying that this is the start of a new, free Cuba. Abajo la dictadura, abajo el comunismo. #SOSCuba #PatriaYVida #CubaLibre pic.twitter.com/yduI6rP7BV
? Jorge Lago ???? (@JorgeLogo11) July 12, 2021
Foram registradas manifestações em Havana, San Antonio de Los Banos, onde começaram as reinvindicações e Palma Soriano. Os participantes, que entoavam gritos de "não temos medo", foram ao centro da cidade de Havana e depois percorreram a estrada à beira-mar. Houve alguns episódios de tumulto, com prisões e brigas, mas as forças de segurança não pararam a multidão.
62 years of this has been 62 years too long. #SOSCuba #CubaLibre #Cuba Get them out already. pic.twitter.com/awtu7S1xuf
? Adrian (@AdrianRG1013) July 12, 2021
Cuba tem mais de 238 mil casos de covid-19 e registra, nesta 2ªfeira (12.jul), 47 mortes nas últimas 24 horas, totalizando 1537 mortes. O turismo da ilha, principal fonte de renda, foi afetado durante a pandemia da covid-19, resultando em uma grave crise econômica no país - houve queda de 11% do PIB em 2020.