Brasil voltará ao Conselho de Segurança da ONU em 2022
Brasil assume vaga de caráter temporário a partir de 1º.jan. O país recebeu 181 votos dos 190 integrantes presentes
Nova York - Foi quase unanimidade. Na votação que aconteceu há pouco no plenário da ONU em Nova York, o Brasil recebeu 181 votos dos 190 membros presentes. A votação contou com 8 abstenções e um voto para o Peru. Também foram eleitos para as vagas rotativas nesta manhã de sexta-feira (11) a Albania, o Gabão, Gana e Emirados Árabes Unidos. Pelas redes sociais, o presidente da Assembleia-Geral da ONU Vlkan Bozkir parabenizou os eleitos. Da representante permanente dos Estados Unidos na ONU, embaixadora Linda Thomas-Greefield a mensagem foi: "os Estados Unidos esperam trabalhar com vocês nas questões mais urgentes de paz e segurança internacional".
Congratulations to Albania, Brazil, Gabon, Ghana, and the UAE on election to the UN Security Council for the 2022-2023 term! The United States looks forward to working with you on the most pressing issues of international peace and security.
? Ambassador Linda Thomas-Greenfield (@USAmbUN) June 11, 2021
O Conselho de Segurança da ONU é composto de cinco integrantes permanentes: Estados Unidos, China, Rússia, Reino Unido e França e dez integrantes temporários ou rotativos que são eleitos para mandatos de dois anos cada um. Quando assumir no dia primeiro de janeiro do próximo ano, o Brasil representará a América Latina junto ao México - segundo integrante da região no Conselho de Segurança que deixa o posto ano que vem. O Equador é o candidato provável de assumir a vaga dos mexicanos em 2022. O voto do Brasil na Assembleia-Geral foi registrado pelo representante permanente do país na ONU, embaixador Ronaldo Costa Filho.
?? Brazil casts its vote for the @UN Security Council elections happening right now! We are candidates for a non-permanent seat (2022-23). pic.twitter.com/MVx6SrN8qB
? Brazil Mission UN (@Brazil_UN_NY) June 11, 2021