Bashar al-Assad é reeleito presidente da Síria com 95,1% dos votos
Eleições, que darão o 4º mandato a Assad, foram marcadas por boicotes e denúncias de fraude
Thiago Ferreira
Autoridades da Síria confirmaram nesta 5ª feira (27.mai) a vitória de Bashar al-Assad nas urnas pela maioria esmagadora dos votos (95,1%). No poder desde julho do ano 2000, quando substituiu o pai, Hafez al-Assad -- que já havia governado por 30 anos, até a sua morte --, Bashar al-Assad vai assumir o quarto mandato no comando do país até 2028.
O ditador foi um dos poucos que conseguiram se manter em pé após a Primavera Árabe, em 2011. Mas, a partir daquele ano, teve início a guerra que matou centenas de milhares de sírios, e provocou o êxodo de cerca de 11 milhões de pessoas.
O chefe do parlamento sírio, Hammouda Sabbagh, afirmou que a participação eleitoral foi de 78%. Mas os opositores e líderes de diversos países contrários ao regime de Assad, como Estados Unidos, Reino Unido, França, Itália e Alemanha, questionam a legitimidade da eleição.
Os norte-americanos informaram que não vão reconhecer o resultado de uma eleição que não foi realizada sob a supervisão da ONU. Já os europeus afirmam que irão manter duras sanções contra o regime sírio.