Prefeito de Nova York quer vacinar turistas contra covid-19
Bill de Blasio sugere dose única para quem visita a cidade em tendas montadas em pontos turísticos
Patrícia Vasconcellos
Nova York - A proposta divide opiniões nas ruas de Nova York. Alguns moradores afirmam que, se aprovada, a medida pode trazer riscos à população local no momento em que a pandemia está fora de controle em muitos países. A notícia foi dada por Bill de Blasio.O prefeito de Nova York quer vacinar os turistas aplicando o imunizante da Janssen Johnson&Johnson que tem injeção única. Em entrevista coletiva virtual, Bill de Blasio disse: "neste verão você vai ver o turismo renascer em Nova York. Você vai ver muitos empregos voltando e queremos avançar ainda mais. Queremos facilitar para os turistas que estejam aqui, que sejam vacinados enquanto estejam na cidade."
A proposta da prefeitura é instalar em pontos famosos da cidade, tendas móveis de vacinação para os turistas e precisa, para ser aprovada, ter o consentimento do governo estadual. Atualmente, a regra que vale para os estados americanos é vacinar quem reside nas cidades. No site da prefeitura de Nova York, antes de fazer o agendamento, é preciso informar que a pessoa reside no local. No entanto, muitas farmácias e centros de vacinação já começaram a aplicar sem agendamento e sem necessidade de apresentação de documentos. Também é comum encontrar nas ruas de Nova York grupos de pessoas contratadas pelo governo local oferecendo vagas para aplicação de vacinas contra covid-19.
Em outros estados, como na Flórida, o "turismo da vacina" não é incentivado. O governador de lá, Ron de Santis, defende que apenas residentes sejam imunizados. Se valesse hoje, a proposta de vacinação de turistas apresentada pelo prefeito nova iorquino seria restrita a algumas pessoas já que a grande maioria tem entrada proibida no país se a vinda for direta de locais vetados pelo governo americano por causa da pandemia.
Turistas que passaram as últimas duas semanas nos países da União Europeia, Reino Unido, Brasil, África do Sul, Índia, Irã e China não podem entrar nos Estados Unidos que definiram a proibição por causa da Covid19. Há alguns dias, o governo americano liberou a entrada no país de estudantes brasileiros e europeus matriculados em instituições de ensino que tenham aulas com início em Agosto.
Nova York a um passo da reabertura total
O prefeito Bill de Blasio prometeu que no dia 1 de julho todos os comércios da cidade de Nova York estarão autorizados a receber clientes com 100 por cento da capacidade máxima. Os teatros da Broadway, ainda fechados, já se preparam. A venda de ingressos pela internet já começou há alguns dias e na quinta-feira, 6 de maio, teve início a venda em alguns locais físicos. Nos sites de eventos da cidade, as primeiras datas de espetáculos com número restrito de espectadores aparecem como dia 31 de maio. A previsão é que a reabertura dos musicais da Broadway com capacidade total aconteça no meio de setembro.
Assista à reportagem completa do SBT Brasil: