Tumulto em evento religioso deixa 44 mortos em Israel
Mais de 100 pessoas ficaram feridas e 38 estão em estado crítico

SBT News
Ao menos 44 pessoas morreram e mais de 100 ficaram feridas em tumulto durante um evento religioso no norte de Israel na noite de ontem (29.abr). O número de vítimas foi confirmado pelo Ministério da Saúde israelesente.
O incidente ocorreu no festival Lag B'Omer, que acontece anualmente no sopé do Monte Meron reunindo dezenas de milhares de pessoas. Inicialmente, foi informado que o acidente havia sido provocado devido ao desabamento de uma arquibancada. No entanto, segundo testemunhas ouvidas pelo jornal Haaretz, o tumulto começou após algumas pessoas escorregarem em degraus, causando a queda de dezenas de outras e sendo pisadas pela multidão que vinha atrás.
"Tudo aconteceu em uma fração de segundo; as pessoas simplesmente caíram, pisoteando umas às outras. Foi um desastre", disse uma testemunha ao jornal.
Com a grande quantidade de pessoas, as equipes de resgate encontraram dificuldades de chegar até as vítimas. A maioria dos feridos, entre eles 38 em estado crítico, foi levada de helicóptero para os hospitais mais próximos.
O primeiro-ministro Benjamin Netanyahu afirmou em suas redes sociais que o incidente foi um "grande desastre" e que rezava pela recuperação das vítimas. Netanyahu também declarou que domingo será um dia de luto nacional.
Festival judeu
O Lag B'Omer é um feriado em homenagem ao rabino Simon Bar Yochai, um religioso do século II, cujos restos mortais estão enterrados no Monte Meron.
O festival ocorreu diante de alertas das autoridades sanitárias, preocupadas com possíveis novas infecções por covid-19, justamente quando o país começa a retomar a normalidade devido a campanha de vacinação acelerada. Esta foi a maior aglomeração ocorrida em Israel desde o início da pandemia do novo coronavírus.