Mundo
União Europeia felicita Marcelo Rebelo de Sousa pela reeleição em Portugal
Combate à pandemia e ao extremismo são as prioridades do presidente português
SBT News
• Atualizado em
Publicidade
Os presidentes do Conselho e da Comissão Europeia, Charles Michel e Ursula von der Leyen, felicitaram hoje Marcelo Rebelo de Sousa, pela reeleição nas eleições presidenciais de domingo.
Parabéns, Marcelo Rebelo de Sousa. Felicito-o pela reeleição como Presidente de Portugal.
? Ursula von der Leyen (@vonderleyen) January 25, 2021
Anseio por prosseguirmos a nossa cooperação durante e depois da Presidência Portuguesa da União Europeia. #EU2021PT pic.twitter.com/DSA1WCdTmT
Marcelo Rebelo de Sousa foi reeleito presidente de Portugal em uma eleição com alto grau de abstenção por causa do aumento de casos da covid-19. Sem surpresa, Marcelo Rebelo de Sousa foi reeleito Presidente da República, com 60,70%, e conseguiu mesmo subir significativamente, em cerca de oito pontos percentuais, a percentagem de votos com que foi eleito para o primeiro mandato em 2016, quando obteve 52%. Combate à pandemia e ao extremismo são as prioridades do presidente português ""Temos de fazer tudo o que de nós dependa, mas mesmo tudo, para travar e depois inverter um processo que está a pressionar em termos dramáticos as nossas estruturas de saúde", salientou Rebelo de Sousa, reconhecendo que "os portugueses querem mais e melhor" em termos de justiça social e em gestão da pandemia. "A confiança é tudo menos um cheque em branco", disse ele.
De acordo com os dados oficiais, em segundo lugar ficou a candidata independente Ana Gomes, com 12,97% dos votos. A mulher mais votada de sempre em Portugal ultrapassou, assim, o candidato da extrema-direita André Ventura, do partido Chega, que ficou em terceiro lugar com 11,90% dos votos.
Em quarto lugar ficou João Ferreira, o candidato apoiado pelo Partido Comunista Português (PCP), com 4,32% dos votos, seguido por Marisa Matias, apoiada pelo Bloco de Esquerda (BE), com 3,95%. Tiago Mayan do partido Iniciativa Liberal ficou em sexto lugar, com 3,22%, seguido do candidato independente Vitorino Silva, com 2,94%.
Publicidade