Publicidade
Mundo

Citando nova cepa do coronavírus, Reino Unido amplia restrições

Variante do vírus seria 70% mais contagiosa do que a original

Imagem da noticia Citando nova cepa do coronavírus, Reino Unido amplia restrições
O primeiro-ministro Boris Johnson em entrevista à imprensa neste sábado (19.dez). Foto: Pippa Fowles / No 10 Downing Street (via Fotos Públicas)
• Atualizado em
Publicidade
O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, anunciou neste sábado (19.dez) que vai tornar mais severas as medidas de restrição no Reino Unido para a contenção da covid-19. Em discurso, Johnson diz que, segundo as informações que recebeu, os casos estão aumentando porque trata-se se uma nova mutação do vírus, que propaga-se com mais facilidade.

A partir do final da noite de sábado, Londres e cidades nas regiões leste e sudeste da Inglaterra entram no chamado no nível 4 de restrição. Pela regra, será emitida uma ordem para que pessoas não saiam de casa a não ser para trabalhar ou estudar e a interação social deve ser restrita a encontrar apenas uma pessoa do lado de fora das residências. Lojas e serviços não-essenciais deixam de funcionar.

As novas restrições começam a valer no fim da noite de sábado.

O decisão atingiu em cheio os planos do governo de aliviar medidas restritivas no Natal. Nas áreas que entraram no nível 4, fica proibida a visitação de pessoas que vivem em casas distintas. No resto da Inglaterra, os encontros podem envolver pessoas que vivem em até 3 residências, apenas em 25 de dezembro. Antes, o plano era de que isso valesse por 5 dias.

De acordo com o primeiro-ministro, a nova variante pode ser até 70% mais contagiosa que o coronavírus original. Não existe, no entanto, evidência de que ela seja mais letal.

O País de Gales também entra em lockdown na virada do sábado para o domingo, 8 dias antes do esperado - falava-se que seria em 28 de dezembro. A Escócia impôs uma restrição severa de viagens a outras regiões do Reino Unido.

VÍDEO - Assista a reportagem do SBT Brasil sobre o caso


 
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade