Publicidade
Mundo

Georgia vai fazer recontagem de votos, segundo autoridades locais

Diferença entre Joe Biden e Donald Trump é mínima e justifica o procedimento, segundo o secretário de Estado

Imagem da noticia Georgia vai fazer recontagem de votos, segundo autoridades locais
Votação nos EUA. Foto: Michael Appleton
• Atualizado em
Publicidade
O secretário de Estado da Geórgia, Brad Raffensperger, disse na manhã desta 6ª feira (6.nov) que o estado vai fazer uma recontagem dos votos das eleições. Mais cedo, no mesmo dia, o democrata Joe Biden havia ultrapassado o presidente Donald Trump na apuração de votos.

A justificativa, segundo o secretário, é a diferença mínima entre um candidato e outro. "O interesse na nossa eleição obviamente vai além das fronteiras da Geórgia. Nesse ponto, a contagem final da Geórgia tem implicações imensas para o país", disse.

O estado da Geórgia é um dos últimos cuja apuração ainda não foi fechada e confere 16 delegados eleitorais ao candidato que conseguir a maior fatia dos votos. Se Biden vencer, ele chega a 280 delegados, segundo a agência Associated Press - que considera que o democrata já ganhou a eleição no Arizona -, número suficiente para arrematar a eleição. 

Levando-se em conta os dados divulgados por outros veículos, o democrata alcançaria 269 delegados se ganhasse na Geórgia, um a menos que o necessário para ser eleito presidente. Dependeria de ganhar em algum dos outros estados para confirmar a vitória.

Às 17h30 de 6ª feira, Biden seguia à frente por uma diferença mínima, de 1.573 votos, ou de 0,03 ponto percentual.

Gabriel Sterling, gerente da implementação do sistema eleitoral no estado, disse que a diferença de votos é menor que uma "uma escola pequena". A autoridade, no entanto, afirma não haver razão para acreditar em fraude na contagem, como afirma Donald Trump.

"Não estamos detectando qualquer irregularidade em ampla escala", disse.
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade