Publicidade
Mundo

Luis Arce é eleito presidente da Bolívia no primeiro turno

Jeanine Añez reconheceu a vitória matematicamente assegurada antes da apuração total de votos

Imagem da noticia Luis Arce é eleito presidente da Bolívia no primeiro turno
luis arce novo presidente da bolívia
• Atualizado em
Publicidade

A presidente interina da Bolívia, Jeanine Áñez, reconheceu na madrugada desta segunda-feira (19.out), que Luis Arce, do Movimento ao Socialismo (MAS), foi vencedor das eleições realizadas neste domingo (18.out) e será o novo presidente do país, eleito em primeiro turno.

O reconhecimento foi feito pelas redes sociais.

 

O partido MAS é o mesmo de Evo Morales, que governou o país de 2006 a 2019, por três mandatos consecutivos. Arce teve 52,4% dos votos contra 31,5% do segundo colocado, o ex-presidente Carlos Mesa.

Nascido em 1963 em La Paz em uma família de professores, Arce estudou Economia na Bolívia, fez mestrado no Reino Unido e no retorno ao seu país começou a trabalhar como funcionário público no Banco Central da Bolívia (BCP), onde ocupou diferentes cargos.Ele também se dedicou ao ensino e ministrou diversos cursos em universidades, incluindo Harvard, Columbia e a Universidade de Buenos Aires.Em diferentes ocasiões, Arce destacou que, ao longo desse período, entre os anos 1980 e 1990, manteve suas ideias socialistas, apesar do consenso neoliberal prevalecente na política e na academia da Bolívia.Por isso, o acadêmico fez parte de grupos de análise política, com diversas publicações em revistas especializadas.

Considerado pupilo de Evi orales, que coordenou sua campanha, Arce vai se dedicar à Economia .Arce defende as empresas estatais, os recursos naturais do país, e diz querer voltar às taxas de crescimento que a Bolívia tinha quando era ministro da Economia.

( A foto que ilustra a reportagem é da Anadolu Agency

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade