Aplicativo chinês TikTok continua permitido em território americano
Juiz suspendeu ordem de Trump, que acusa plataforma chinesa de suposto roubo de dados, e download do app segue permitido nos Estados Unidos
Aplicativo chinês TikTok continua permitido em território americano
SBT News
• Atualizado em
Publicidade
O juiz distrital norte-americano, Carl Nichols, suspendeu temporariamente uma ordem do governo norte-americano proibindo a Apple e o Google de oferecerem o aplicativo de compartilhamento de vídeos chineses TikTok para download em suas lojas. Se a decisão não fosse tomada, o app estaria bloqueado em território americano a partir da zero hora de hoje.
O juiz concedeu uma liminar solicitada pela ByteDance, controladora do TikTok, para permitir que o aplicativo permanecesse disponível em território americano. O juiz, porém, recusou "neste momento" bloquear restrições adicionais feitas Departamento de Comércio que devem entrar em vigor em 12 de novembro.
Relembre aqui a batalha entre a Casa Branca e a ByteDance (controladora do aplicativo TikTok), que se intensificou no mês passado. Em 6 de agosto, o presidente Trump assinou duas ordens executivas vetando qualquer cidadão ou empresa nos Estados Unidos de fazer negócios com a ByteDance.
Na ocasião, a justificativa do governo americano foi que o aplicativo de vídeos curtos representa uma ameaça à segurança nacional, pela possibilidade de os dados dos usuários serem acessados por Pequim. A acusação, sem provas, é que o Partido Comunista da China coleta dados dos usuários do aplicativo para fins de espionagem chinesa contra os americanos.