Polícia faz operação contra lavagem de dinheiro e tráfico de drogas do Comando Vermelho no Rio
Ação com mandados de busca e prisão no Complexo da Maré mira o chefe do tráfico na região, Jorge Luís Moura Barbosa, conhecido por "Alvarenga"
A Polícia Civil do Rio de Janeiro faz na manhã desta quarta-feira (3) uma operação de combate ao crime de lavagem de dinheiro, originário do tráfico de drogas da facção Comando Vermelho (CV) no Parque União, Complexo da Maré. Até o momento, uma pessoa foi presa e 22 escolas estão fechadas.
+ Confira as últimas notícias no SBT News
A Justiça expediu oito mandados de busca e apreensão para endereços dentro e fora da comunidade.
Além disso, há também a busca de dezesseis criminosos para o cumprimento de mandados de prisão expedidos contra traficantes locais do Parque União e Nova Holanda, no Complexo da Maré.
A ação policial acontece com apoio da Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DRE), o Departamento Geral de Polícia Especializada (DGPE) e a Coordenadoria de Recursos Especiais (CORE).
Segundo as investigações, foi constatado que a comunidade do Parque União tornou-se um local para lavagem de dinheiro a partir da construção e abertura de empreendimentos diversos, para lavar o capital acumulado com o comércio de drogas.
De acordo com a Polícia Civil, o crime acontece há anos na região e ainda há evidências de que há o envolvimento de representantes da comunidade, como intermediários de traficantes de drogas, além da Associação de Moradores do Parque União.
Em busca do "Alvarenga"
Os agentes cumprem mandados de prisão para prender o traficante Jorge Luís Moura Barbosa, vulgo "Alvarenga", considerado o chefe do tráfico na comunidade.
Ele seria integrante ativo do CV, como parte do "conselho da facção" que participa das decisões do grupo criminoso, como invasões de territórios rivais para expansão dos domínios e exploração econômica ilegal.
+ Todas as notícias do Rio de Janeiro
Ainda segundo a polícia, o traficante tem 86 anotações criminais e figura como autor em 175 inquéritos policiais.
A DRE coloca à disposição o telefone 21 98596 7485 para a população fazer denúncias anônimas, com sigilo garantido, para o combate ao tráfico de drogas e ao crime organizado.