Ministério da Justiça anuncia medidas para aumentar o controle nas penitenciárias de segurança máxima
Anúncio acontece uma semana depois da fuga de presos na unidade de Mossoró, no Rio Grande do Norte
Ranilson Oliveira
O Ministério da Justiça e Segurança Pública anunciou, nesta quarta-feira (21), medidas para aumentar o controle nas cinco penitenciárias de segurança máxima federais. O anúncio acontece uma semana depois da fuga de presos na unidade de Mossoró, no Rio Grande do Norte.
Entre as medidas anunciadas estão: revistas diárias em todas as celas, pátios e parlatórios; instalação de lâmpadas e refletores em pontos estratégicos; melhorias no sistema de câmeras de monitoramento; mapeamento das grades nos dutos de ventilação e elétricos; e reforço no efetivo de policiais penais com rondas externas.
Já são oito dias de buscas aos criminosos. Os 100 homens da Força Nacional, que embarcaram em um ônibus e 22 veículos, em Brasília, devem chegar em Mossoró, nesta quinta-feira (22), depois de percorrer mais de 2.000 quilômetros.
O centro de convenções da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), em Mossoró, servirá como um ponto de apoio para a equipe da Força Nacional.
Na quarta-feira da semana passada, Deibson Cabral do Nascimento e Rogério da Silva Mendonça, integrantes da facção criminosa Comando Vermelho, arrancaram as luminárias das celas, abriram um buraco no vão, alcançaram o teto e escaparam a pé do presídio de segurança máxima.
Eles cumprem pena por vários crimes como roubo e homicídio e tráfico de drogas. Em setembro do ano passado, os dois foram transferidos depois de participar de uma rebelião, no Acre, em que cinco presos foram mortos, três deles decapitados.
Investigações, uma criminal e outra administrativa, foram abertas para apurar a suspeita de facilitação da fuga.