Justiça aceita denúncia contra 28 pessoas por tráfico internacional de armas
Esquema criminoso trazia armas da Europa e abastecia facções brasileiras
A Justiça Federal aceitou a denúncia Ministério Público Federal (MPF) contra 28 pessoas acusadas de tráfico internacional de armas da Europa para a América do Sul. Os réus responderão também por lavagem de dinheiro e organização criminosa transnacional.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Segundo as investigações, fruto da Operação Dakovo, a organização importou cerca de 43 mil armas para o Brasil, movimentando aproximadamente R$ 1,2 bilhão em três anos.
Parte do armamento, trazido pela empresa International Auto Supply S.A. (IAS-PY), com sede em Assunção, no Paraguai, era encaminhado para facções criminosas brasileiras, como o Primeiro Comando da Capital (PCC) e o Comando Vermelho (CV).
As investigações se iniciaram após a apreensão de armas de fogo, acessórios e munições da Croácia, durante abordagem da Polícia Rodoviária Federal (PRF), em Vitória da Conquista, na Bahia, em novembro de 2020.
Além da condenação criminal, o MPF pediu a perda de bens e valores indicados como proveito do crime, confisco e bloqueio de bens, além da condenação dos acusados por danos morais coletivos. O MPF solicitou também a manutenção das prisões preventivas já decretadas, e a conversão de prisões temporárias em preventivas de alguns denunciados.