Começa júri popular de acusado de matar colega de curso a facadas no RJ
Crime aconteceu em 2021, na praça de alimentação de um shopping de Niterói
Amanda Garcia
Começou, na tarde desta 5ª feira (21.set), o júri popular de Matheus dos Santos da Silva, acusado de matar a facadas Vitorya Melissa Mota, de 22 anos, em um shopping de Niterói, Região Metropolitana do Rio de Janeiro, em junho de 2021. Devem ser ouvidas 19 testemunhas e a previsão é que o julgamento siga durante a madrugada e termine só na manhã desta 6ª feira (22.set).
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Dois anos depois do crime, família e amigos de Vitorya ficaram frente a frente com Matheus, que ficou de cabeça baixa durante a leitura que abriu a audiência. As duas primeiras testemunhas foram psiquiatras, que avaliaram a sanidade do acusado. Houve divergência nos laudos médicos, feitos em momentos diferentes. Um dos profissionais informou que Matheus apresentava delírios e alucinações. Já o outro, afirmou que a capacidade mental do réu estava preservada, mas ambos o consideraram perigoso para a sociedade.
Vitorya e Matheus eram colegas em um curso técnico de enfermagem. Segundo a polícia, Matheus foi até o shopping onde Vitorya trabalhava, no horário de almoço da jovem. Ele pretendia se aproximar dela, mas Vitorya deixou claro que não queria contato com ele e havia, inclusive, bloqueado o número do rapaz no celular.
Eles conversavam na praça de alimentação quando Matheus a atacou com vários golpes de faca. Ele só parou após ser contido por uma testemunha, que o imobilizou até a chegada dos seguranças do shopping e da polícia. Conforme o inquérito policial, Matheus comprou a faca em uma loja do shopping momentos antes de cometer o crime. O motivo seria um amor não correspondido por Vitorya.