"Brilhante advogado", diz Gilmar Mendes sobre Cristiano Zanin
Lula confirmou indicação de Zanin ao cargo de ministro do Supremo
O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), se manifestou na tarde desta 5ª feira (1º.jun), pelo Twitter, sobre a indicação do advogado Cristiano Zanin ao cargo de ministro da Corte - confirmada hoje pelo presidente Lula (PT).
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Segundo Gilmar Mendes, "é alvissareira a notícia de que o nome do brilhante advogado Cristiano Zanin foi encaminhado à apreciação do Senado Federal". "O Dr. Zanin sempre demonstrou elevado tirocínio jurídico em sua trajetória profissional", complementou.
Políticos também se manifestaram sobre a escolha de Lula. De acordo com o senador Randolfe Rodrigues (AP), líder do governo no Congresso, "a indicação de Zanin para ministro do STF foi sobremaneira acertada". "Ele possui as qualidades técnicas exigidas, notório saber jurídico e reputação ilibada. Desejo que faça um excelente trabalho em defesa da democracia brasileira".
O senador Sergio Moro (União-PR), por outro lado, criticou: "A nomeação de um advogado e amigo pessoal do presidente da República para o Supremo Tribunal Federal não favorece a independência da instituição e fere o espírito republicano".
O senador Hamilton Mourão (Republicanos-RS) também criticou. "Ao indicar Cristiano Zanin para o STF, Lula prestigia seu advogado de defesa, que conseguiu livrá-lo das condenações da Lava Jato, mas ignora o espírito republicano, abandonando nomes com mais mérito, isenção e experiência na magistratura", pontuou o parlamentar.
Veja também: