Publicidade
Justiça

OMS lança iniciativa para melhorar preparação contra futuras pandemias

Entidade espera que ao menos 80% dos Estados-membros atualizem planejamento até 2031

Imagem da noticia OMS lança iniciativa para melhorar preparação contra futuras pandemias
Primeiro módulo da Pret se concentrará em patógenos respiratórios, incluindo gripe, coronavírus e vírus sincicial respiratório | Pan American Health Organization
• Atualizado em
Publicidade

A Organização Mundial da Saúde (OMS) lançou uma iniciativa para melhorar o preparo dos países contra futuras pandemias. Denominada Preparação e Resiliência para Ameaças Emergentes, ou Pret, a campanha tem como objetivo aproveitar a experiência adquirida no combate à covid-19 e outras emergências recentes de saúde pública.

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

A medida foi criada em resposta ao apelo da orientação técnica para fortalecer respostas integradas, conforme descrito nas resoluções da Assembleia Mundial da Saúde. Isso porque, segundo a OMS, para conter a propagação de doenças infecciosas, os países precisam estar operacionalmente prontos para responder ao vírus.

"Assim como as emergências de saúde têm impactos em muitos setores, nossos esforços de preparação e resposta também devem abranger setores, disciplinas e patógenos. É fundamental, também, que o envolvimento e a equidade da comunidade sejam o centro de nossos esforços", disse o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom.

Ele explicou que o primeiro módulo da Pret se concentrará em patógenos respiratórios, incluindo gripe, coronavírus e vírus sincicial respiratório. Dada a pandemia de covid-19 e a possível ameaça da gripe aviária, o módulo permitirá que os países revisem, testem e atualizem os esforços de planejamento para garantir capacidades funcionais.

+ Vacina bivalente para população 18+ já é aplicada em 12 capitais e no DF

Antes da pandemia de coronavírus, apenas 92 (ou 47%) Estados-membros da OMS relataram ter planos de preparação para pandemias. Com o lançamento da iniciativa, a entidade propõe que 80% dos países desenvolvam ou atualizem os planos pandêmicos de patógenos respiratórios até 2031.

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade
Publicidade