Publicidade
Justiça

Ex-governador do Rio, Pezão é absolvido de acusações da Lava-Jato

Ele havia sido condenado pelo juiz Marcelo Bretas, afastado pelo CNJ, a quase 99 anos de prisão

Imagem da noticia Ex-governador do Rio, Pezão é absolvido de acusações da Lava-Jato
Pezão
• Atualizado em
Publicidade

A 1ª Turma Especializada do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF-2), absolveu, por unanimidade, nesta 4ª feira (12.abr) o ex-governador do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão, de todas as acusações de corrupção passiva e ativa, lavagem de dinheiro e participação em organização criminosa, obtidas nas investigações da Operação Boca de Lobo, uma das fases da Lava Jato.

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

Pezão havia sido condenado em 2021, pelo então juiz Marcelo Bretas da 7ª Vara Federal Criminal do Rio, a quase 99 anos de prisão. Os desembargadores entenderam que Pezão foi prejudicado pela ação ajuizada pelo Ministério Público Federal que se baseava em uma delação premiada do também ex-governador Sérgio Cabral, solto pela justiça.

Em fevereiro deste ano, Bretas foi afastado das suas funções de magistrado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), sob suspeita de agir em conluio com o MPF e um advogado de defesa que atuou em diversos casos da Força Tarefa da Lava Jato. Pezão chegou a ser preso em novembro de 2018, após uma operação da PF, mas foi solto em dezembro de 2019.

Em nota, a defesa do político - conduzida pelo escritório Mirza & Malan - afirmou que as denúncias contra Pezão foram baseadas em "delações mentirosas".

"Trata-se de decisão que resgata a dignidade e honra do ex-governador, que teve seu mandato precocemente interrompido e ficou mais de um ano injustamente preso, com base em com base em delações mentirosas e ilações do Ministério Público Federal. Ganham a democracia e o Estado de Direito", diz a nota dos defensores. 

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade