Associações LGBT+ acionam STF contra Nikolas Ferreira devido a discurso
Entidades acusam deputado federal de ter cometido crime de transfobia
Guilherme Resck
A Aliança Nacional LGBTI+ e a Associação Brasileira de Famílias Homotransafetivas (Abrafh) protocolaram uma notícia-crime, no Supremo Tribunal Federal (STF), contra o deputado Nikolas Ferreira (PL-MG), devido ao discurso no qual disse que "as mulheres estão perdendo seu espaço para homens que se sentem mulheres".
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Na ação, as entidades acusam o deputado por Minas Gerais de ter cometido transfobia ao fazer o discurso. Em 2019, a transfobia foi equiparada ao racismo e passou a ser tratada como crime hediondo pelo STF.
O Partido Socialismo e Liberdade (Psol) também entrou com uma notícia-crime no Supremo por causa das declarações de Nikolas na 4ª feira (8.mar). Além disso, na noite de ontem, o Ministério Público Federal (MPF) acionou a Câmara dos Deputados para apurar a fala do parlamentar.
A @AliancaLGBTI e a @AbrafhOficial Tomaram as providências cabíveis contra o Deputado Federal Nikolas Ferreira (PL/MG), diante do absurdo ocorrido no plenário da Câmara Federal em pleno dia Internacional Das Mulheres! O Supremo Tribunal Federal foi acionado! pic.twitter.com/PxMwwDeoOT
? Aliança Nacional LGBTI+ (@AliancaLGBTI) March 9, 2023
Veja também: