MP de Santa Catarina investiga uso de crianças em bloqueios de rodovias
Vídeos divulgados nas redes sociais mostram formação de escudo por menores
O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) informou, na 4ª feira (2.nov), que vai apurar o uso de crianças como escudo humano nos bloqueios de estradas pós-eleição. Imagens que circulam nas redes sociais mostram os menores sendo usados na linha de frente em manifestações na BR-101 nas cidades de Itajaí e Itapema.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
"Num primeiro momento buscaremos a identificação e orientação dos envolvidos, por meio da atuação articulada das forças policiais com o Conselho Tutelar", disse o promotor de Justiça João Luiz de Carvalho Botega. Segundo ele, as entidades podem pedir a retirada das crianças do local e, caso não seja cumprida, pode ser aplicada multa de três a 20 salários mínimos aos pais.
Em casos mais graves, depois de esgotadas as tratativas negociadas, pode haver o acionamento da Justiça para a busca e apreensão das crianças e entrega transitória para familiares que não as coloquem em situação de risco. Também pode ocorrer a prisão dos pais por exposição da vida ou da saúde dos menores.
Os atos antidemocráticos, que questionam o resultado das eleições, acontecem desde domingo (30.out), prejudicando a locomoção da população e o abastecimento dos estados. Na noite de 4ª feira, o presidente Jair Bolsonaro (PL) pediu a liberação das rodovias, alegando que os bloqueios das estradas prejudicam o direito de ir e vir.
+ MP investiga ato nazista feito por bolsonaristas em Santa Catarina
Nesta manhã (3.nov), no entanto, 12 estados continuam registrando as manifestações, sendo Santa Catarina a região com o maior número de bloqueios e interdições (37).