TSE confirma decisão que negou candidatura do "faraó dos bitcoins" a deputado
Glaidson é acusado de ter movimentado milhões de reais com um esquema de pirâmide financeira
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) manteve, nesta 3ª feira (11.out), o indeferimento do registro da candidatura de Glaidson Acácio dos Santos (DC), o "faraó dos bitcoins", a deputado federal pelo Rio de Janeiro no pleito deste ano. Todos os ministros da Corte votaram para negar recurso ordinário eleitoral contra decisão anterior, do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RJ), que já havia indeferido o registro.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Glaidson é acusado de ter movimentado milhões de reais com um esquema de pirâmide financeira e, por isso, está preso preventivamente. O TRE-RJ negou o registro da candidatura a deputado com base no artigo 1º, inciso I, alínea "i", da Lei de Inelegibilidade; de acordo com a Corte, o "faraó" está inelegível porque exerceu atividade de gestão em duas companhias prestadoras "de serviços de terceirização de trader em criptoativos" que se encontram em recuperação judicial. Os ministros do TSE concordaram.
Ao votar nesta 3ª, o relator do recurso, ministro Benedito Gonçalves, ressaltou que Glaidson foi sócio-administrador de empresas de gestão de criptomoedas até março de 2022, quando foi afastado do cargo.
Veja também: