PT aciona TSE contra Flávio Bolsonaro e Zambelli por vídeo de suposto satanista
Representação afirma que bolsonaristas fizeram propaganda eleitoral negativa, difamatória e injuriosa
Guilherme Resck
A Coligação Brasil da Esperança (PT, PV, PCdoB, Psol, Rede, PSB, Solidariedade, Avante, Agir 36 e Pros) protocolou nesta 3ª feira (4.out), no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), uma representação em que pede a adoção de medidas pela Justiça para impedir ou remover imediatamente publicações ligando o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao "satanismo" ou à perseguição de cristãos. Entre elas, várias com um vídeo no qual um homem que se diz satanista demonstra apoio ao petista. De acordo com a ação, os conteúdos configuram propaganda eleitoral negativa, difamatória e injuriosa.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Entre os autores de ao menos uma publicação alvo da ação, estão o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), a deputada federal Carla Zambelli (PL-SP), o músico Roger Rocha Moreira, os blogueiros Gustavo Gayer e Bernardo Kuster, e o deputado estadual de Minas Gerais Cleitinho Azevedo (PSC). A coligação argumenta que o homem presente no vídeo havia se mostrado contrário a Lula duas semanas antes do conteúdo vir à tona, em uma segunda gravação, ou seja, o apoio é falso.
"Mediante nefasto estratagema de comunicação, ciente de que suas crenças impactam na larga maioria do eleitorado brasileiro, ele posiciona-se maliciosamente em suas redes sociais para simular um apoio ao candidato Lula quando, por via oblíqua, quer prejudicar a candidatura da Coligação Brasil da Esperança", pontua a representação.
Além da remoção das publicações, presentes no Twitter, TikiTok, Instagram, Facebook ou Instagram, os partidos pedem que os representados sejam proibidos de veicular a desinformação e a realização de diligências junto ao TikiTok par identificar o responsável pelo vídeo em que o suposto satanista demonstra apoio a Lula.
Veja a representação na íntegra: