Publicidade
Justiça

Rede pede que STF cancele portaria contra comprovante de vacinação

Segundo ação, norma do governo impede que trabalhadores atuem em um ambiente de trabalho salubre

Imagem da noticia Rede pede que STF cancele portaria contra comprovante de vacinação
passaporte vacina
• Atualizado em
Publicidade

A Rede Sustentabilidade ajuizou nesta 4ª feira (03.nov) uma Ação de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) no Supremo Tribunal Federal (STF) contra portaria do Ministério do Trabalho e Previdência que proibiu a possibilidade dos empregadores de exigirem comprovante de vacinação dos trabalhadores. 

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

Segundo a ação, a portaria do governo federal é inconstitucional e impede que trabalhadores atuem em um ambiente de trabalho "salubre" e livre de contaminação do covid-19. 

"Em uma só portaria, o Poder Executivo Federal tenta impor suas vontades ao Congresso Nacional, que ainda não deliberou especificamente sobre o tema, e ao Poder Judiciário, que já decidiu pela constitucionalidade da vacinação compulsória (STF) e pela possibilidade de demissão por justa causa aos que se negam a vacinar sem justificativa válida (Justiça Trabalhista)", afirmam os advogados que representam o partido político na ação. 

Os advogados também escreveram na ação que o Tribunal Regional da 2ª  Região (TRT-2) já decidiu, em maio, pela possibilidade de demissão de empregada, por justa causa, em caso de não apresentação de comprovante de vacinação.

Leia a íntegra da Petição:

  Petição Inicial ADPF Demissão Vacina by MArcela Gracie on Scribd

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade